A Fórmula (Descomplicada) do BDI: O que é e Como Calcular de Cada Obra
Já ouviu falar sobre BDI, O que é e como Calcular? Não tem a mínima ideia do que seja?
Depois deste vídeo, você não terá mais dúvidas sobre como calcular o BDI.
Neste vídeo, estarei mostrando uma maneira bem simples de “descomplicar” a fórmula do BDI. E como calcular para cada tipo de obra.
Mesmo trabalhando em campo, no escritório, com qualquer tipo de obra, uma hora ou outra você se depara com este termo, principalmente se escolheu a área de Engenharia de Custos.
Existem muitos livros abordando sobre este tema, é um assunto denso e de muitos detalhes. E, existe uma maneira de entender o conceito e depois olhar para a fórmula e pensar: “Tranquilo”, sei exatamente como calcular esta etapa do fechamento do orçamento de obras.
Resumidamente, o nosso custo relativo à administração, manutenção e suporte das equipes no campo, ou seja, todos os custos não computados no Custo Direto, são calculados no Custo Indireto.
Então, precisamos entender que existem alguns custos que não estão ligadas diretamente com serviços executados em obras, mas serão necessários para o perfeito andamento do projeto, custos como:
- Administração Central – (rateio do custo da sede entre as obras da construtora)
- Custo financeiro – (recomposição do dinheiro pelo fato de a medição ser paga após a realização do serviço)
- Riscos/eventuais/imprevistos/contingências – (custos para eventos imprevisíveis ou de difícil quantificação exata)
- Lucros e Impostos.
Portanto, é possível entender o conceito de BDI de maneira bem simples e objetiva, sem complicações e exageros na hora de passar este conteúdo denso e muito importante para nossa área.
Então assista o vídeo até o final e depois comente aqui o que achou sobre esse conteúdo.
Se quiser ter mais fórmulas e referência, veja este artigo.
Abraço.