Detalhando o Novo BDI: #4 Importantes Conceitos

 #4 importantes conceitos do BDI

Veja os principais conceitos para entender de vez o BDI.

#1 – Custo Direto (CD): são os custos dos serviços extraídos no campo. Cada um desses custos deve possuir a sua composição de preços unitário (CPU).

#2 – Custo Indireto (CI): é o custo de forma indireta, como canteiro de obras, administração local, mobilização e desmobilização, entre outros.

#3 – Custo Direto Total: representam o total das duas modalidades de custo. Esse custo é o principal componente do orçamento de uma obra, podendo chegar de 50% a 70% do valor da mesma, ou até um pouco mais.

Conhecido o custo direto total, restam ainda, aproximadamente 50% a 25% do orçamento a serem investigados, que vem a ser despesas indiretas.

#4 – Despesas Indiretas: são todos os demais dispêndios ou gastos não relacionados diretamente com a produção. Algumas dessas despesas podem nem ser facilmente quantificadas e apropriadas em relação às receitas que produz.

As despesas indiretas na construção civil podem ser agrupadas em quatro grupos, conforme na imagem a seguir:

bdi-min

Mas o que é o BDI?

 BDI significa Beneficio e Despesas Indiretas. O professor Tisaka, define o BDI como:

Uma taxa que se aplica ao Custo Direto Total para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação, eventuais despesas de comercialização, o lucro do empreendedor, e o seu resultado é o fruto de uma operação matemática baseada em dados objetivos envolvidos em cada obra.

O BDI é único para cada obra, não há um mesmo BDI para duas obras distintas. Até mesmo duas obras com idêntico objeto, se executadas em locais diferentes, sem guardar semelhanças de geografia e logística, poderão apresentar BDI’s com algumas divergências.

Deixe seu comentário dizendo o que achou do vídeo, até a próxima!

Abraço,