Gestão de Custos: 4 Passos para Evitar Prejuízos em Obras
O gerenciamento de custos é fundamental para evitar prejuízos em obras, sendo uma das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos.
O orçamento, planejamento servem não somente para ter o custo da obra mas principalmente para auxiliar na tomadas de decisões.
Pensando nisso, temos 4 passos na Gestão de Custos, para evitar prejuízos em obras:
- CPUs de acordo com o projeto;
- Planejamento Coerente;
- Fechamento dos Orçamentos;
- Controle de Custos.
E temos alguma dicas para evitar esses prejuízos:
- Caso não tenha uma base própria, use como referência em serviços mais “brutos” e cote tudo em etapas de revestimentos e superestrutura, principalmente em obras residenciais.
- Para um Planejamento Coerente, esteja sempre de acordo com o projeto.
- 70-80% dos erros em orçamentos, estão no levantamento de quantitativo. 15-20% estão na escolha errada de composição. Ede 0-5% ocorrem no BDI, encargos e equipamentos especiais. Por isso, você deve sempre fazer uma comparação com o orçamento parametrizado quando for fazer o fechamento.
- Na execução, acompanhe com métricas em campo para comparar com o previsto no orçamento e no planejamento.
- Use o controle da qualidade para ajudar nos processos da empresa: Armazenamento de materiais, verificação de serviços, mapeamento de concreto, etc.
Espero que tenha gostado e deixe seu comentário se você tem dúvidas sobre esse assunto ou sobre qual tema gostaria de ver no blog.
Caso queira saber mais sobre o nosso software, acesse o link abaixo:
Abraço.