Como Fazer o Estudo de Viabilidade de Obras?
Fala galera, nesse conteúdo vamos responder todas as perguntas dos nossos seguidores e alunos sobre o estudo de viabilidade de obras.
Para isso vamos falar sobre o nosso primeiro ponto: Orçamento Paramétrico, que basicamente é você começar a trazer parâmetros para a sua obra, como utilizar um parâmetro próprio de obras anteriores, ou até mesmo o CUB (Custo Unitáio Básico).
Para a utilização do CUB, você deve ficar atento à algumas regrinhas, não basta simplesmente multiplicar o custo por metro quadrado de obra. Para isso temos outro conteúdo abordando mais à fundo esse tema.
Outra forma de você conseguir esses parâmetros é através do BIM! Você consegue apenas com o projeto arquitetônico fazer o levantamento de alguns índices, taxas de alguns serviços que vão ter bastante impacto na sua obra.
Orçamento Preliminar é mais um jeito de você fazer os estudo de viabilidade da sua obra. Para isso você tem que estar em um nível um pouco melhor, comparado com o Orçamento Paramétrico.
E para finalizar, você pode comparar com suas obras anteriores, com o seu histórico de compras/orçamento, principalmente se vocês tiver um software como o eCustos. Assim fechamos os tipos de estudo de viabilidade.
Assista ao vídeo até o final para ver também sobre a importância e quando utilizar esse estudo.
Espero que tenha gostado desse conteúdo e caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários.
Forte abraço.