Como Orçar Pintura de uma Obra
Fala galera, nesse vídeo vamos mostrar como Orçar Pintura de uma Obra.
Apesar de parece óbvio, muitos profissionais acabam errando nessa etapa do orçamento. A quantidade de tinta, lixamento, selador, massa corrida, dependerá da área onde será executada a pintura.
Fica impraticável, considerar apenas a área para pintura de portas, portões, janelas, grades, já que os mesmos possuem formas que dificultam a execução. A regra mais utilizada é multiplicar sobre a área frontal (vão-luz) dependendo do tipo de elemento a ser pintado. Por isso, adotamos alguns coeficientes para multiplicar na área a ser aplicado a pintura:
- Utilize 1 para vãos sem esquadrias ou somente batentes;
- Utilize 3 para pintura da esquadria completa, frente e verso;
- Utilize 5 para esquadrias com venezianas.
Dentro da construção civil existem diversos tipos de tintas para revestimentos de paredes internas ou externas, esquadrias de ferro ou madeira. Portanto, vou listar as mais utilizadas dentro de uma obra.
- Látex PVA
Esse é o tipo de tinta mais utilizado quando se trata de pintura de interiores e com certeza você também já ouviu falar a respeito delas. O acabamento da tinta látex é ideal para paredes internas.
- Óleo
Tipo de tinta feito com um ligante a base de óleo. A característica principal dessa tinta é que ela impermeabiliza a superfície pintada, sendo então recomendada para superfícies de móveis, peças de aço ou metal.
- Látex Acrílica
Parecida com a Látex PVA, porém é mais resistente a umidade, podendo ser utilizada para pinturas externas.
- Esmalte
Indicadas para superfícies de ferro e até mesmo de madeira, como janelas, corrimãos, etc.
- Verniz
A principal função do verniz é proteger forros, portas, esquadrias e móveis de madeira da exposição do sol e da chuva, além de deixar a madeira mais bonita. O material também conserva e aumenta a durabilidade da madeira. Com o verniz, a vida útil da peça aumenta em até quatro vezes. Já uma peça sem acabamento está mais frágil e, por isso, poderá apodrecer facilmente.
Recomendamos assistir ao vídeo até o final para ver as composições e aprender a orçar corretamente o serviço de pintura.
E para você conseguir fazer os seus orçamentos com mais confiança e agilidade, conheça o nosso software eCustos.
Espero que tenha gostado desse conteúdo e caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários.
Forte abraço.